Cursos

Tudo o que você precisa saber

Serviço Social

Coordenadora:
Brune Rapchaell M. da Cunha
coord.ssocial@fama-ro.com

O Curso
O Curso de Serviço Social, da Faculdade da Amazônia (FAMA), foi implantado no ano de ….. Funciona no período noturno, ofertando anualmente 100 vagas. O tempo mínimo para integralização é de 4 anos e o máximo de 7 anos, com uma carga horária total de 3.222 horas, das quais, 146 horas são de atividades acadêmicas complementares. O grau obtido é bacharel em Serviço Social.

logo-muckup-servico-social

Perfil do Profissional
O curso busca a formação de um profissional crítico, criativo, munido de competência teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, capaz de inserir-se no contexto das relações sociais e no mercado de trabalho, mediante uma formação intelectual e cultural generalista-crítica, com um amplo acervo de conhecimento e capacidade de apresentar propostas críticas e inovadoras em sua área, pautados em princípios democráticos de modo a enfocar a cidadania, a participação, o respeito à alteridade e a defesa da esfera pública.
Tem sua atuação profissional regulamentada por lei, sendo de sua competência:
a) a formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas sociais públicas e privadas, enquanto respostas ao enfrentamento da “questão social”;
b) a formação, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos humanos, junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas, entidades e organizações da sociedade civil,
c) a assistência, assessoria e apoio aos lideres e às representações comunitárias, organizações sindicais e aos movimentos e grupos sociais populares no exercício, defesa e conquista dos direitos civis, políticos e sociais.

Quem é o profissional

  • O Assistente Social atua diretamente em diversos campos e instituições da sociedade, estando habilitado para desenvolver as suas atividades nos âmbitos governamental, não governamental e privado. O profissional está preparado para trabalhar em áreas como educação, família, saúde, habitação, gênero, trabalho, lazer, assistência, sistemas penitenciários, reabilitação e previdência social.
  • Além da intervenção direta na questão social, o Assistente Social formula e implementa propostas para o seu enfrentamento e encontra-se capacitado para planejar, executar e gerenciar projetos sociais.
    A defesa dos direitos sociais e a construção de uma sociedade justa e igualitária conduzem as ações empreendidas por esse profissional.

O que é o curso

  • A proposta do Curso é formar assistentes sociais preparados para administrar, planejar e executar serviços sociais e programas institucionais, ampliando os espaços de participação e acesso dos cidadãos aos direitos e benefícios sociais. Através de três núcleos de formação (Básica, Geral e Cultural e Profissional), são oferecidos ao aluno elementos para a compreensão das necessidades humanas e sociais. A grade curricular prevê a formação intelectual dos estudantes e o desenvolvimento da capacidade de analisar a realidade e propor alternativas de intervenção.
    A intervenção na questão social caracteriza a profissão do Serviço Social e é por esta razão que, a partir do terceiro período, o aluno inicia suas práticas profissionais em Instituições Públicas, Organizações Não Governamentais e Instituições Privadas. O estágio tem como principal objetivo a capacitação do estudante para o exercício profissional e representa a instância que possibilita a articulação entre o conhecimento e a ação.
Mais sobre o curso de Serviço Social
  • O Curso
  • Perfil Profissional
  • Perfil do Egresso
  • Objetivo Serviço Social
  • Mercado de Trabalho
  • Grade Curricular