Cursos

Tudo o que você precisa saber

Agronomia

Coordenação de curso

Profº. Wesley Ortiz

coord.agronomia@fama-ro.com

Regime do Curso

Seriado semestral.

Vagas

100 vagas anuais.

Dimensionamento das Turmas

Cinqüenta (50) alunos nas aulas teórico-expositivas. Nas atividades práticas, as turmas serão de 25 alunos ou com dimensões recomendadas pelo professor, com aprovação do colegiado de curso.

Turno de Funcionamento

Vespertino-Noturno

Duração do Curso

O curso terá a duração  5 (cinco) anos a serem integralizadas em, no mínimo, dez e, no máximo, dezesseis semestres letivos, seguindo assim as normas do MEC (Parecer CNE/CES Nº 8/2007 de 31/01/2007.)

logo-muckup-agronomia

Concepção 
O agrônomo tem características específicas no campo das Ciências Agrárias, com atuação compromissada com o equilíbrio entre o desenvolvimento sócio-econômico e a manutenção das condições de sustentabilidade na área agronômica. O interesse e a preocupação demonstrados pelo homem através da sua história, com o controle e o manejo do seu ecossistema são, hoje em dia, muito mais evidenciados no mundo moderno e, principalmente na região em que está inserida a FAMA -Região Amazônica-. As diversas e profundas mudanças que se processam na área das ciências agrárias e a crescente necessidade de se abastecer com alimentos um mercado que vem evoluindo na proporção direta do crescimento populacional, levaram a FAMA a solicitar a autorização para funcionamento do Curso de Agronomia.
A nova concepção do profissional agrônomo exige formação integral que possibilite contribuir decisivamente na formulação e implementação de um modelo de desenvolvimento para o setor agrário que seja economicamente viável, ecologicamente sustentável, socialmente justo e culturalmente aceito.
Exige-se hoje do profissional conhecimentos sobre todas as etapas do complexo agroindustrial – planejamento, implantação, manejo, armazenamento, processamento industrial, marketing e comercialização, avaliação de empréstimos bancários e bolsas de mercadorias.
O curso estabelece ações pedagógicas com base no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social seguindo as diretrizes curriculares nacionais (Resolução CNE/CES n°1, 2 fevereiro de 2006), tendo como princípios:
a) respeito à fauna e à flora;
b) conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
c) uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
d) emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo;
e) atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício de atividades profissionais; e,
f) comportamento ético.

Finalidade
É finalidade do Curso de Agronomia, conseqüentemente da FAMA, formar o profissional com capacidade criativa e crítica, identificando e participando, com visão ética e humanística, no atendimento às demandas individuais e sociais relacionadas aos problemas sócio- econômicos, gerenciais e organizacionais.
O profissional que a FAMA colocará no mercado de trabalho desenvolverá sua conduta com responsabilidade técnica e social adotando como princípios o respeito à fauna e a flora conservando e/ou recuperando o solo, o ar e a água. Usando racionalmente os recursos tecnológicos, atendendo às expectativas da comunidade, empregando o raciocínio reflexivo e a ética, o profissional formado pela FAMA estará capacitado à adaptação criativa, inteligente, flexível e crítica às situações diferentes e novas.

Mais sobre o curso de agronomia…